sexta-feira, 20 de julho de 2007

COMTEMPORÂNEOS

A primeira ideia que eu tenho dos "contemporãneos" são aqueles que fazem as coisas - normalmente peças de marte - com tempo.
A verdade é que o tempo e o espaço são uma e a mesma coisa. Não é preciso ser Einstein para observar que o seu relógio idiota, tal como a Suiça, é uma treta, que você aceitou como verdade na sua vida. Ou seja, fisicamete só existe o espaço. e o tempo é uma mera abstracção social. Tipo os católicos medem em anos, meses, dias e horas; os judeus medem em quantidade de dinheiro que podem ganhar com isso, e os muçulmanos medem o tempo na quantidade de porrada que podem distribuir a si mesmos. Os Budhistas medem o tempo pelas vezes em que os chineses não os invadem, etc.
Às vezes, dá-me, para ouvir rádio onde a musica "contemporãnea" impera. Sem conseguir desligar, como agora, indago-me da mensagem que aí está implicita. Acho que é para dar trabalho ao jovens radialisas ignorantes. Mas não é. É mesmo para aborrecer. Pelo menos porque os jovens radialistas não lhes dão muita importância. E passam logo a outro compositor ou a uma gravação das "Amazónias". Programas para rir!
Tal como a "arte contemporãnea", que nunca é "arte" e muito menos "contemporãnea" a musica que assim se intitula só pretende e uma coisa: fazer mudar os gostos.
Por mim tudo bem desde que se mude os gostos pelo Siza Vieira em Portugal.
Ou em qualquer outro pais.

Nenhum comentário: