sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A abstenção, esse partido.

Mais uma vez a abstenção parece passar ao lado dos visitantes da politica. Já não espero nada da cultura jornalistica. Mas parece que o que Internet poderia ter sido uma forma de ultrapassar o discurco politicamente correcto instituído dos media mas ficou muito aquem. Mais uma vez, tornou-se um espectaculo. Aliás nada como uma crise para favorecer o espectaculo mediatico. è uma lei sociológioca.
Ninguem parece querer falar da abstenção nas eleições dos estados unidos. Continuam com a mera disputa competitiva a que chamam "competências", para elabora ro plano de cegueira do costume. A adulaçõ dos media. O puro vazio.
A abstenção é ainda um dos melhores indices de visualização do funcionamento de um qualquer sistema democrático livre. Mas ninguem parece querer dar por isso.
Toda a gente escolheu apenas um dos olhos para ver e para viver, Parece que ninguem quer ver mais que a politica já não serve para nada, apenas para diferenciar o que não é distinguivel e fazer juizos de valor acerca do poder racial. Quer de um lado quer do outro.
A abstençção para mim, tem sido o mais civilizado dos actos numa época de democracias funebres e em crise de reestruturação. A abstenção é o funeral não das democracias, mas dos programas interesseiros e de interesses pessoais disfarçados de doces de açucar.
O lamentável é que o panorama analista português ainda incide na discussão do "macho man" das eleições em vez de olhar para o que se está apassar mesmo á frente dos seus olhos.
Mas tambem desses não se espera nada.
Não passam de candidatos a "macho man". Gajas incluídas.

Nenhum comentário: