sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dinheiro e politica.

Criamos uma sociedade em que ter aquilo que mais se quer não é bom. Por isso não admira que tenhamos uma sociedade em que ter, ou ganhar dinheiro por aquilo que gostamos ou queremos fazer não é bom.
Dissemos a nós mesmos enquanto sociedade que o dinheiro é um coisa suja. Por isso o dinheiro fugiu. Por isso estamos sempre em crise financeira apenas porque há quem ganhe com a crise. Até craimos essas figuras fantasiosas dos "Gestores de Crise".
Dissemos que um bom politico devia-se reduzir ao salário de um mau estucador. Dissemos que um bom futebolista que não faz nada pelo proximo devia ganhar muito mais do que qualquer tecnico de Segurança Social, ou do Instituto do Emprego.
Dissemos que um presidente de Junta só devia ganhar o salário minimo mas que devia pagar a um jovem promissor seis vezes mais para chutar uma bola e deixar fora os estudos.
Dissemos que a politica não interessa mais.
Mas dissemos mesmo?
Ou foi alguem que quis que o disessemos por eles?
Esses que continuama a dizer "silêncio" nas suas miseráveis formas de vida?
Por mim um politico devia ganhar varias vezes mais do que um professor, e um professor varias vezes mais do que um futebolista, e um futebolista varias vezes menos do que uma dona de casa ou uma mãe.
Um padre mais do que um engenheiro.
Um engenheiro não mais do que uma engenheira.
Uma engenheira mais do que uma cascavel.
E uma cascavel mais do que um jornalista - segundo o estado actual do jornalismo.
Mas quem devia ser muito bem pago seria aquele politico que se candidatasse a governar um país e não apenas os seus próprios interesses para o país.

Nenhum comentário: