segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Porque ganha Rui Rio no Porto?

Primeiro porque a sociedade se tribalizou.
Até 2000 a sociedade portuguesa era flutuante no voto, o pretenso medo, e as constantes ameaças dos manipuladores da economia obrigaram a que uma classe média fraca e mal preparada investisse na continuidade, por pior que pareça.
É um fenómeno que aconteceu em Inglaterra com Blair.
Segundo porque as expectativas baixaram, e mais vale ter o que se tem do que o que não se sabe que se pode ter. Não se vive uma crise de expectativas, vive-se em crise como sempre se viveu. O discurso politico sabe aproveitar muito bem a iliteracia e a grassa ignorãncia dos eleitores.
Terceiro porque os portuenses se demoveram das suas responsabilidades sociais, e preferem acusar os vilãos do que ter uma ideia para uma cidade. Eu vivi no Porto durante décadas e conheço a sociedade portuense.
Quarto, porque a sociedade portuense é tradicionalmente conservadora, não gosta de inovações nem de grandes cores. Prefere as mesmas de sempre.
Quinto, porque a candidata socialista cantou vitória antes do tempo.
Sexto, porque o bloco de esquerda por mais bem intecionado que seja não reconhece outras dimensões sociais para além da miséria evidente e irresoluvel dos bairros sociais.
Sétimo, porque a CDU não tem nenhuma ideia, nem o CDS. Mas isso não é novidade porque nem Rui Rio tem qualquer ideia.

O Porto é dominantemente um mercado, com as suas inclusões e exclusões.
E não passa disso, quem vender o peixe mais barato mesmo que não seja fresco leva a taça.

.

Nenhum comentário: