terça-feira, 23 de março de 2010

Paulo Ferreira da Cunha

Acabei de ler um livro de Paulo Teixeira da Cunha, intitulado "Espelho do tempo". PTC é um académico, uma mente brilhante e foi meu professor no curso de Sociologia. Como ele tinha uma carga cultural densa e não era pragmatico - não dava notas acima da positiva arbitrariamente, no meu curso só um colega teve nota positiva e eu um reles 7. A maioria dos 25 meus colegas não passou do 5. Por isso a turma decidiu sanear - à boa moda pós-25 de Abril - o ousado professor. A turma, com outras vitimizadas conspirações, reuniu um conjunto de disposições e através de um «abaixo assinado» - que eu não assinei - lá conseguiu afastar tão culto e ousado professor. Só porque a turma não sabia ler, nem interpretar um texto cientifico.
Descobri mais tarde que o mesmo professor foi tambem expulso da Universidade Católica - não me espanta porque da universidade Catóxica nunca saiu - porque nunca entrou - nenhum genio. A não ser os que a tasca Catóxica expulsa. Paulo teixeira da Cunha por exemplo.
Os livros de PTC são profundos e revelam uma sintese cultural rara mas inspiradora, quem o ler não sairá defraudado, Porque PTC não é uma fraude, é um ser inspirado e vocacionado que sabe o que ser o que é na vida, e só nesta vida tem o saber disso.
PTC demonstrou a fraude dos interesses do direito e da politica, Demonstra o quanto as populações estão a ser enganadas por legalistas interesseiros e politicos de reboque a mostrarem a policia ignorante que são. Tudo em nome de uma evidencia: inveja.
Hoje vive-se um clima social de controle em nome da segurança, desprezando a liberdade, a liberdade da construcção da propria vida. E essa propaganda está em todo o lado. Nos vizinhos, nas familia, nos hábitos, no mercado, nos media. Só há uma saída: é ir por dentro.
A propaganda da sobrevivencia foi criada por legalistas interessados em dinheiro e na sua propria sobrevivencia em nome de uma ilusão antiga chamada «superioridade».
Ler paulo teixeira da Cunha é a maior dádiva que podem fazer ao intelecto.
Acima disso só deus sabe.
Só DEUs sabe.
E você também.

Nenhum comentário: