sábado, 29 de setembro de 2007

Blogues de treta

Fiz uma viagem pelos blogues que se diziam ser polemicos.
Nenhum deles é. São porreiros, só isso.
A maior parte deles são blogues com linguagem forçada e revelam uma soberana tendência para a frustração.
Uma frustração politica entenda-se. Entenda-se tambem como frustração cultural.
A maior parte dos blogues não têm uma unica ideia da noção de Liberdade porque os seus professores não lhes ensinam isso nas escolas. Nem nenhum dos blogues promulga nenhuma noção séria de Liberdade.
Resultado da educação. Que aceitaram ter.
Os pais querem lá saber da liberdade e a sociedade... que se foda a liberdade - que apareça um politico que nos diga o que é. Tipo Baltazar. Ou Salazar ou lá o que é.
Nenhum deles, blogues, que eu tenha visitado - mais de sesssenta, revelou uma real conspiração local ou nacional. Nenhuma indicação de novidade. Nenhuma revolução como fez Beckett.
Mas revelou uma acentuada indigência de conceitos. Tristeza estética. Essa sim a grande revolução. Tipo João Pereira Coutinho.
Por trás disto está um um sobrenome chamado Fernando Alvin: em que a verdadeira revolução está na negação do saber do conhecimento e dos conceitos.
Blogues fraudulentos sem capacidade de sintese são multiplos:
O Homem-a-dias é um desses exemplos.
O Aviz outro.
O blogue de Pacheco Pereira, Abrupto refere-se a uma ideia tão pobre como a de aniquliar conceitos de criação. O Pacheco Pereira é fertil nisso. O PSD tambem. A intelectualidade portuguesa ainda não percebeu que são os conceitos que formam a soberania, não a estética. Muito menos a "ética".
Os blogues portugueses não são referencia para o povo. MAs são para uma ideal classe media - medica.
Porquê? Porque nenhum dessess blogues tem uma ideia de pais. Uma ideia de nação - ou menos isso. Uma ideia qualquer.
Não sabem o que é um conceito. São arghs feitos por por "TIPOS".
São uns tipos que dizem umas coisa. Arghs. Nem bêbados são. Para ser Bêbado é preciso ascender a uma qualidade e prescindir dela ao mesmo tempo.
Os blogues não deviam desaparecer.
O que devia desaparecer são esses Tontos da Comunicação que acham que são necessários á comunicação. E que o que querem os tontos da comunicação é ser Elite da comunicção. Criar mais Ricardos Araujos. Mais Hermans. Mais Fernandos Alvins.
Vai acontecer.
Mas não mais com esta elite.
Com Gente pior. Ela está aí. A soprar á mesa.
Ainda não a viram?

Nenhum comentário: