sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Euromilhões

Hoje ía comprar tabaco á "minha" Tabacaria.
Mas deparei-me com uma fila, enorme, e lembrei-me "deve ser sexta-feira" E era.
Os portugueses pelos vistos têm muitos "projectos" que precisam de dinheiro. E muitas sextas-feiras nas suas vidas.
Mas os seus principais projectos são o de estar numa fila.
Os portugueses adoram filas. Então á sexta-feira isso parece ser um ritual ou um cerimonial vá-se lá saber - sem Claude Levi-Strauss. Filas para qualquer coisa. Os portugueses, proficuos em construirem uma vida, querem que a vida seja, brilhantemente (nenhum país do mundo pensou assim), paga. A marca italiana deve ter ganho muito dinheiro em Portugal.
Mas não se conhece nenhum projecto português resultado da sua criatividade social. Aliás a criatividade social, nunca aconteceu em Portugal porque não havia filas para isso. E para um português se não havia filas era porque era mentira.
A não ser copos. Uma benção. Nunca há filas para copos.
Na verdade os portugueses não têm projecto nenhum. Têm um projecto de se vingarem do vizinho, habitualmente mais próspero.
Daí a expectiva na Graça Divina. Mas a graça divina são eles que poderiam não ter inveja do próximo.
E os portuguese têm inveja do próximo porque para isso não é preciso filas.
Isso vale mais do que uma expectativa num qualquer premio de "dinheiro". (Eu conheci uma pessoa a quem saiu o totoloto, hoje é absolutamente senil, quer dizer, tem um bar).
Mas os portugueseses nunca pensaram o que podem fazer pelo vizinho mais próspero. Normalmente fazem coisas pelos "pobres", pelos "sem-abrigo" ( á Abrunhosa, ideologia da vitima e do vilão) mas não pelos ricos. E nunca perceberam a diferença, tal coisa (tal como nos Abrunhosas) não encontrou o cérebro porque em tais casos não há. A menos que se faça fila para isso.

Espero que esta semana o Euromilhões saia a mais um português. Porque normalmente ele vai gastar o dinheiro a paises exoticos (que, segundo um estudo exótico) como Estados Unidos - Berckeley, por noma - e onde há bibliotecas. Tipo United Kingdom -Birmigham.

Já agora os numeros para esta semana disse-me um amigo meu chamado Zandinga são o coisinho, o tal, o pois , o tal outra vez, e o nunca; e os suplementares são o não-sei-quantos e o não-sei-quantos da semana anterior.
Mas na proxima semana serão os mesmos. Disse-me ele. E mais uns Astrólogos reputados. Com Deus e tudo.
Mistério!

Nenhum comentário: