quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Profs e Psis, quem nos livra deles?

Estive no ensino oficial e no ensino "alternativo". Na Formação Profissional. Onde a actividade de professor é um estatuto. Não uma competência. Onde se tratam bem as pessoas, mas socialmente, apenas, não lhes pagam. Brilhante!! Não há país como Portugal!!!
A formação profissional tão ávida com o cortar do passado esqueceu-se do basico. A escolinha sem futuro esqueceu-se do futuro - pelo menos o presente. Inculcam os miudos com ficções de que se vão ressentir anos depois - a não ser que tenham quem os acudam. A maior parte não terão. Brilhante!! Não há país como Portugal!!!
A culpa não é de ninguem. É da responsabilidade de uma sociedade que acha que merece mais do que outra. Por se achar superior - por ter estudado "mais" e não ter entrado onde "queria". Uma sociedade que acha que está dividida.
Mas é por se achar que é sociedade constituída. Brilhante!! Não há país como Portugal!!!
Na formação profissional para ser esse o obnoxio, é preciso uma formação avançada que esteja disposta a isso. A sociedade portuguesa - uma abstracção, poderia chamar-se napolitana - que não existe nem deu provas suficentes e notoriuas achou que não.
Que o Cristiano Ronaldo ou o Psicologo/a mais obscuro ao serviço do Estadão devia ganhar mais.? Brilhante!! Não há país como Portugal!!!
Apesar dos indices de ignorância entre os futebolistas e psicologo/as serem semelhantes, o estado não mostrou pejo em fomentar essas actividades. Porque não tem como as fiscalizar - é mais fácil fiscalizar uma cozinha. E se for chinesa....! Brilhante!! Não há país como Portugal!!!
Não é um probçlema de estado. É um problema de actividades, de seres vivos, os que eram.
Vi professores a chorarem por migalhas. E migalhas a comerem professores. A lei, hoje, é a do mais esperto. Não a do comum. A lei da dominação prevalece, na sociedade primitiva. Uma lei construida pelas religiões. E as religiões que legitimam um estado louco legitimam uma educação louca. Hipotese de investigação: para onde vai o dinheiro do estado que dão ás instituições loucas dos psicólogos?
Eis os doentes que temos: os Psi. Cologos . Quiatras.
Quem nos livra deles?
Brilhante!! Não há país como Portugal!!!

Nenhum comentário: