domingo, 27 de setembro de 2009

Abstenção é exigência de ausência social.

O meu olho sociológico não deixa de olhar para os varios tipos de manipulação social na democracia, e em concreto na acção social de votar.

1ª Manipulação social: esconder.

Reparem que as datas das eleições não são mostradas nos cartazes competitivos das eleições.
A abstenção é o resultado da manipulação social que quer afastar do poder de decisão aqueles que acham que conservam a informação para si.

Lembrem-se que a informação é o principal instrumento de poder democrático.

Por exemplo o meu pai, idiota, nunca revelou á familia deveres sociais, mas acha-se no direito de os reclamar.
O meu pai é o tipico idiota que o meu avô sempre combateu. Lembro-me que o meu avô me dizia para ter cuidado com o meu pai porque ele era falho de poder.
Os falhos de poder portam-se em sonegar poder. Resguardam o que é importante para si e viram costas. E pôem os outros a lutarem pelo poder que eles julgam que têm. Os falhos de poder são crianças que não sabem o que é o poder. Julgam que poder é lutar. Não distribuir. São crianças, que se portam bem e insultam-se no sono.
O meu pai nunca disse á minha mãe quais as datas de eleições. Mas isso é Portugal. Esta familia reflete o pior de portugal.
Se não fosse o meu avô.
Nem os cartazes dos politicos dizem isso.
Se os politicos quisessem mais participação incutiam á participação não á competição.
Mas convém ao ganho politico a ausência na votação. Não é?

2ª Manipulação social: ganhar sempre.

A segunda manipulção social é daqueles que acham que estão sempre a ganhar.
Os politicos.
Mas coitados não têm mais nada. Não estão a ganhar nada, mas pensam isso, e fazem com que uma sociedade adormecida pense o mesmo.
Mesmo com quase metade do país a negar a participação democrática, acham que têm alguma importância ou que estão a ganhar alguma coisa.
Até vos vão exigir respeito quando vós nunca mais os respeitareis.
Aconteceu com as eleições europeias em que 65% de abstenção colocou uma nulidade chamada Rangel a ganhar uns milhares de euros.
A Abstenção é aquilo que os media nunca falam, porque têm medo, muito medo daquilo que a abstenção significa, e isso significa que os media não tem influencia nenhuma na sociedade. Apenas em franjas sociais irrelevantes.
E mesmo essas são tão frageis que nem acordam de manhã, nunca mais.

Nenhum comentário: