segunda-feira, 10 de março de 2008

Sociedade de Educação

Exmº Sr. Director do Departamento de Sociologia da Educação da Universidade do Minho,

Não me lembro sr. Director, ou de o departamento que dirige ter dado qualquer contributo para a ciência em Portugal. Muito menos para a Educação.
Refresque-me a memoria, porque o unico contributo que o seu Departamento parece querer dar é usar a ciência como instrumento politico negro, sem rosto, institucional.
Parece que um seu docente colocou a "imagem" do Departamento em questão e por isso foi ameaçado. Tê-lo-á feito através de um blogue e de actividades "paralelas" ligadas ao humor. Deveria o sr. director preferir que os seus docentes caçassem borboletas nos seus tempos livres? Ou coleccionassem pardais?
Ou porque não regulamenta tambem os tempos livres dos seus docentes? Ou já agora os seus próprios?
Não o deixam? Despeça o governo.
Só lhe é permitido exercer este tipo de comportamento profissional porque os seus docentes estão em situação precária perante o emprego, unico sustento das suas vidas.
Caso contrário, Nem o Sr. mexia um dedinho, e era o senhor que ia caçar borboletas. Se é que não o faz já. ou a sua amavel esposa.
Por mim, o seu Departamento não tem nem nunca teve nenhuma "imagem". E enquanto sociólogo repudiarei sempre qualquer tentativa de produção da Universidade do Minho.
E com este caso insólito, se a tinha, só a piorou. O que dá bons temas para o humor e sátira em Portugal.
Eu sou profissional em Sociologia. E por mim tudo farei em tornar este caso publico no meio académico onde o sr. tende a ter ramificações. Inclusive, e principalmente, nos meios internacionais.
Vou colocar a sua imagem em causa, muito mais do que pensa.
À minha custa.
E curioso, não me poderá despedir. Nem ameaçar.
Há uma coisa que poderia fazer pelos seus docentes. Dar-lhes condições íntegras de trabalho. E não se preocupar tanto com a imagem. Universidades e departamentos bem mais reputados não alcançaram a sua notoriedade por colocarem os seus docentes sob escuta. Ou persegui-los apenas porque são mais conscientes.
Lembre-se: o humor é a forma mais elevada de consciência. É uma ciência. E de ambas o sr. director não percebe nada. Deu a imagem disso. Foi você quem a criou.
Nem o seu execrável Departamento de Sociologia da Educação, onde a unica Educação que parecem ter aceite é a de perseguir os talentosos.
Sem outro assunto de momento, Deus o abençoe que é a unica coisa que pode fazer por si.
A não ser que o Senhor tenha ideias próprias, ou o Estado para si.

By, by.

Augusto Ramos,
Sociólogo

Nenhum comentário: