quarta-feira, 4 de junho de 2008

Yves Saint Laurent & Gipsy Kings

Yves Saint Laurent é o unico costureiro que alguma vez respeitei, ou repeitarei. pela sobriedade audácia e genio.
Os Gipsy Kings pela mesma razão. Dizem que Yves Saint Laurent morreu. Dizem. Eu não acredito. Mas dizem que morreu. Mas eu não acredito.Para Yves Saint Laurent eu só lembro os Gipsy Kings.A minha mãe nunca vestiu qualquer vestido Saint-Laurent. Não tinha poder para isso. Mas não deixou de o admirar até ao fim da vida pela sua "radicalidade feminina". A Minha mãe - uma camponesa - via Saint-Laurent como a Luz.A minha mãe faleceu antes dele. Pouco tempo antes dele.A luz foi ter com ela, já não aguentava mais.A minha mãe sempre gostou de vestir bem. Vestia tudo o que afirmava a sua feminilidade. Mesmo em áreas rurais. Marqueses e damas de honra num país acossado não gostavam. Mas a minha mãe era teimosa. Era tão grande nos seus 1,60m como qualquer marquesa nos seus 1,80.Foi essa energia que fez com que o meu irmão se Doutorasse antes dos trinta, e eu me embriagasse antes dos 19. Para falar a serio.Yves Saint Laurent foi bum genio. Eu detesto moda, mas reconheço Yves. Detesto Dior ou Paris - já lá estive e é uma cidade funebre. Outras casas de moda são impensáveis. Yves foi o genio da elegância. Chamemos-lhe alta cultura. Yves não sabia outra. Como Cobain não sabia outra. As antíteses, genios. Almas gémeas.Mas a maior homenagem é ouvir Gipsy Kings na hora da despedida de Yves. Os Gipsy que como Deus não aceitam as "classes" cantando para o deus da classe: Yves Saint Laurent.Só Deus poderia conspirar uma coisa destas.Ou um anjo filha da puta.Só um anjo filho da puta faria coisa destas.

Nenhum comentário: