sábado, 5 de abril de 2008

Cebola Mol

Há uns tempos que ando para fazer uma recenssão critica acerca dos Cebola Mol.
Essa banda, esse momento, esse génio.
Na verdade, acho que ninguem até hoje os compreendeu.
Não só os não compreendeu como não os ouviu ou nem sequer os conhece. Ou até os evita. Parece que há quem os persiga. Quem os queira matar. E certos circulos - não confirmados -afirmam que escondem redes da Al-Qaeda.
Mas quem os conhece diz que são uma banda que surgiram com o fenómeno Zé Cabra, e que se aproveitaram disso, muito embora não quisessem ter-se tornado maiores do que o fenomeno em si. Que Ze Cabra ainda hoje deconhece.
Como se fossem uma especie de Nirvana, vá, que se aproveitaram do génio Curt Cobain.
Não vou fazer uma critica exaustiva aos seus "Samba Roulotte" (um termo que eu conheço muito bem pelas minhas frequências gastronomicas, a bifana) nem do seu "Android Polaroid" (outro termo que eu conheço também pela minha posição androgina).
Mas parece-me que algumas canções são dignas de registo criminal, mas tambem no panorama musical, português, primeiro, e no plano da musica Internacional. Depois. Mas logo a seguir no panora musical real. E muito depois no panorama das revistas estrangeiras.
Primeiro, convem notar que a maior parte das influencias musicais que os Cebola Mol propôe são-me desconhecidas, daí a minha humildade em afirmar em que eles são categoricamente a banda mais nubilosamente rastreada em planetas secundários, apesar das bolas amarelas que os perseguem. Apesar dos cometas e bolas de fumo.
Mas comecemos pelas evidencias: ao ouvir estas faixas o que sobressalta?
Ok? Para além do CD pirateado da internet?
Um genio. Muito bem.
E onde está o genio?
Refiro ainda que não me lembro do nome das musicas porque o Cd ao ser pirateado da Internet não traz tudo o que queremos, se trouxesse vinha com uma dose de rojões.
A musica dos ciganos: é excelente revela muito bem como os ciganos se-vêm de França e em Roulottes. E não apenas de avião!
A musica do "Burderfucker in the air, ...in the yes:" o maior inigma da tradução de linguagem, um genio, um fenomeno na co-criaçõ linguistica a que a aliança portugal- Inglaterra ainda hoje se indaga quanto a essa fenomenologia.
O Video Manawar: uma evidente sátira ás pessoas que não sei quê. E uma sátira á existencia de praias. E simultanemanente o video mais brilhante acerca do namoro.
Aquela canção acerca dos Maradonna, essa banda de rock que nos iludiu com um jogador enquanto vendia programas de radio acerca da cocaína. É uma denuncia ou não da sociedade global?
Do embuste!
Pá!
Já para não falar da minha favorita: A do Pacote Laboral, em que o Carlos Castro contraccena com José Rodrigues dos Santos e ambos chamam a cada um carinhosamente Carlos e ; já para não falar do momento alto em que Carlos afirma:
» Os gordos, não nos podem obrigar a comer uma bifana,
As baleias não são minhocas,
O Capital!!»
E Depois ainda acrescenta:
«Os gordos andam montados nas suas motorizadas potentes,
importadas da Alemanha!»
Momentos de denuncia social acerca de uma realidade efectiva, gerada na sua maioria pelas capas de Cds. Capas essas responsáveis pela alienação social. E sem uma efectiva perseguição social verdadeiramente constituída. Pelo menos até agora. Uma ASAE cega? Uma cidaddania desorientada? Porque não?
Não é o que os Cebola Mol denunciam?

È óbvio que os Cebola Mol não são a melhor banda constituida até hoje, mas são certamente, uma das que mais que denunciam o não-sei-quê.
E é preciso continuar a denunciar as nuvens e o facto de estar a chover, bem como o facto de crescerem as unhas.
Outras canções merecem um reparo mais aviltado por outras fontes. Não desta vêz onde só se denunciam as verdades sociais.
Os Cebola Mol êem uma mensgaem, e se não se esquecerem dela tambem nós não nos esquecemos dos rojões.
Nós. Avelãs. frutos secos, e isso.

Nenhum comentário: