terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A Lei do Tabaco

Esta velha lei do tabaco restringe o acesso dos fumadores a locais publicos.
Eu que sou fumador esta lei não me afecta em nada porque eu já não frequentava locais publicos.
Mas esta lei tem uma vantagem. Pela primeira vez vai de encontro ao exercicio de intolerância e moralina vigente na sociedade portuguesa. Professores já punham crianças na rua a perseguir fumadores, os mesmos que lhes ensinavam o hino na escola e obrigavam a que soubessem os nomes de todos os jogadores da selecção. Uma classe excelente o corpo dormente que temos nas escolas.
Mas a moralina vigente na sociedade vai de vento em popa. Os portugueses - essa raça "superior", a si mesma -com niveis de educação semelhantes à dos Cágados, não sabem o que é a tolerância. Desconhecem qualquer capacidade de governação e querem ser os melhores europeus - apenas por causa dos Quadros Comunitários de Apoio. Esquecem-se que os paises mais prosperos da Comunidade são os mais criticos. Mas um doutoramento em Cagadologia não lhes permite ver isso.
Por isso uma lei do Tabaco, forjada nos escritórios de Bruxelas - a capital europeia (sic) - é edaptada á provincia de Portugal, como Cesar fazia desde Roma. Os portugueses nem sabem o que lhes calhou.
Para o português está tudo bem desde que alguem pense por ele. E se for possivel lhe diga o que deve pensar. E como não pensa, não fuma.
O que continua a ser estranho é uma sociedade que julga que vai lá com leis. Falsos pedagogos, não lhes resta senão a condenação. Numa sociedade onde ser-se professor cohabita muito bem com apanhar pencas ao fim da tarde, isto não é admirar.
O que é de admirar é quem ainda frequente espaços publicos. São horriveis.
Já agora, e os espaços privados? Quem toma conta deles? Coitadinhos, tão cheios de fuminho.

Nenhum comentário: