sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A sociedade civil

Tal coisa não existe.
Existem várias sociedades dentro daquilo a que se chama o todo social. E tal coisa chamada "civil" nunca existiu. Para além do seu sinistro recorte do todo - indiciando a separação - partiu de uma contraposição à ideia hierárquica sustentada na ilusão de hierarquia social.
Na verdade, "sociedade civil" é uma tentativa de cantonação do comportamento. Não uma agenda da sociedade. Nem uma agenda do individuo. Muito menos agenda do ser. Que é vivo.
A sugestão de sociedade civil partiu sempre de uma pretensa elite social que achou que deveria regular a sociedade pelos seus próprios valores. E tentou dissemi-na-los em partidos, leis , mediatizações e ficções. Não é a coisa real. Não é o ser vivo real.
È uma maneira de controle social. Em prol de uma “elite” que pretende dominar - porque não domina. Mas nem o conceito de dominação não existe. O que existe é uma propaganda mais ou menos encapotada, baseada numa aceitação iletrada e ignorante.O resultado desta sociedade civil está á vista. Não se vive melhor do que se vivia no sec XIX. Perguntem a quem lá viveu, olhem as obras de quem lá viveu.
O seculo XX trouxe uma propagação do conceito de "sociedade civil", e com ele os extremismos e pior do que isso os consensos. O seculo XXI mostrou estar disposto a rebentar com ambas as ficções. as do pré sec XIX- a nobreza viajante e a a do sec. XX a aceitação polar. Mas na verdade está criar novas ficções e não aparenta querer ir ao âmago.
O secXXI será o mais tragico da história.
Porque investirá em tecnologia. Demasiadamente.
E principalmente porque INVESTIRÀ. Essa fraude secular o investimeno.

Nenhum comentário: