sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Siouxie Mantaray

É impressionante omo não denho dado importância a esta soberba cantora. Não estou a brincar, nuca brico com gente deste calibre. Amiga dos Sex Pistols, impressionou-me com o seu "Israel" e "Spellbound" nos anos 8o, que passava repetidamente no Griffon's - discoteca do Porto que se frequentava pela musica.
Mais tarde achei que tinha crescido, ou seja deixado de ser vanguardista. Logo a seguir pensava que deixavade ser vanguardista.
Fases. Da definição de quem eu sou e quem quero ser.
Só que apareceu um album chamado Peep Show, de Siouxie and the Banshees. Daqueles albuns que não se sabe o que há-de pensar. Simplesmente genial. Ainda hoje o conservo em Vinyl.
mas vem o tempo e ele diz-me que é preciso mudar.
E mudei para outras atmosferas. Mudei o que fosse preciso. E mudei tanto até voltar ao principio: este album Mantaray que me está afaazer as delicias. Da Siouxie.
Como não sou critico musical podera dizer que este album é apenas uma alegria. Uma maneira de crescer. Para isso serve a alegria. Daquelas coisas que as gajas-que-não-são-gajas fazem. Para isso servem as gajas, e nisso Siouxie é genial, na sua arte,na sua obra na sua vida. E na arte de dizer ás gajas que não são tão gajas assim. Para ser gaja é preciso ser Siouxie. E gravar discos como Mantaray.
Já para não falar de Peep Show.
Garanto que vou estar mais atento á sua obra.
Não sei como, mas vou fazer por isso.

P.S. Só há pouco descobri que aquela entrevista dos Sex Pistols com Bill Grundy que deu para o lodo, foi despoletado por uma rapariga que era a Siouxie. Reparem como eu vivo na lua.

Nenhum comentário: