terça-feira, 28 de setembro de 2010

Educação e inculcação

Inculcção é obediência, educação é liberdade.

A sociedade louca enlouqueceu ainda mais.
Tornou-se bonita, adestrada, policial. Libida, idiota e fundamental. E totalmente desnecessária.
A sociedade portuguesa que raramente fez estudos acerca da educação, tirando alguns sociólogos e psicólogos, nunca conseguiu saber o que é a educação. Por isso achou que a educação é um conjunto de regras societais de convivio, onde há maneiras de cumprimentar e de conviver á la helene.
A educação é manifestação do ser vivo, e revelar o que está dentro, não reproduzir o que está fora. Porque fora é o que não há, fora é o que está por fazer.
As classes que vivem por fora, funcionarios, empregadotes julgam que a educação é inculcação que os os seus tiranos opressores lhes deram á mente.
A educação não é INCULCAÇÂO.
Inculcação é o que os governos, escolas, professores, padres, religiões, tecnologia - e até animais de estimação - colocam dentro de ti para que obedeças aos seus sistemas de valores, sem os questionares.
Educação é questionar tudo isso.
Educação é antes de mais não respeitar ninguem.
Apenas amar quem quer que seja.
Porque qualquer pessoa bem educada sabe que ninguem precisa de respeito para nada, muito menos de insulto - o insulto é o produto da inculcação, dos valores da tribo como diminuição da virilidade ou seu aumento, não da educação.
Amar é o reconhecimento a maior forma de educação jamais vista.
O amor nunca nega, reconhece, não é policial nem modista.
Não é profissional, nem belo, nem feio. O amor eleva, devolve, não retira, nem consome, não foge nem paga, recebe e valoriza.
A inculcação resulta de valores tribais, viver como um zulu ou como um profissional, ou interesseiro contra qualquer outro ser vivo.
A educação resulta do reconhecimento das sua proprias decisões acerca de quem realmente se é.

Ser educado é nunca respeitar ninguem nas festas.
Ser inculcado é respeitar toda a gente e acabar por perder a festa.






Nenhum comentário: