terça-feira, 28 de setembro de 2010

A fraude do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Um instituto parasitário numa sociologia dependente do Estado


O Instituto de Emprego e Formação Profissional é uma daquelas inutilidades sociais que nunca deveriam ter sido criadas e por coragem logo extintas.
O IEFP nunca trouxe nada de util quer em termos de investigação quer em termos de exercício pratico da sua existencia para a população portuguesa.
Mas tem uma coisa boa, trouxe utilidade aos burocratas e funcionários caninos e obedientes que lá - dizem - trabalham. E por isso a população livrou-se dessa gente que os encerrou em institutos e por essa via não fazem mais mal a ninguem, uma especie de condenação funcional legitima que a sociedade portuguesa agradece. Apesar de ser caro aos contribuintes.

No entanto o IEFP não funciona, por 4 razões.

1º A ideia de Instituto releva para instituição; o que institui, o que solidifica mas ao mesmo tempo, o que o obstaculiza; o que não deixa; o que não permite.
Só a ideia de Instituo de emprego é logo um obstáculo ao emprego. Eu que trabalhei lá, sei de antemão que no Instituto do Emprego ninguem quer saber da população para nada, mas apenas do seu próprio emprego dentro do próprio Instituto do Emprego.
Sei e vi na politica no IEFP - um instituto obviamente contra a população - que atrasou a população mas fomentou carreiras politicas internas nos dirigentes e nos colaboradores do instituto, e até criou mais obediência canina e politizada nos seus "colaboradores". O IEFP não é um instrumento em favor da população mas um instrumento a favor do carreirismo funcionário.

2º O emprego - ninguem precisa de emprego para nada. A ideia de emprego tem sido a mais demagogica bitola dos governos quando já não sabem governar. Quando um governo se perdeu no rumo diz que está preocupado com o emprego e até fomenta o desemprego para se fazer validar. Nenhum ser vivo precisa de emprego para nada. Repito nenhum ser vivo precisa de emprego para viver.
Mas melhor que eu sabe isso o IEFP, que nunca gerou qualquer nivel significativo de emprego - porque estava mais preocupado em manter e gerir os empregos dos dirigentes do IEFP - obedientes cães politizados pelos partidos.
Eu sei como criar emprego massivamente sem qualquer governo, mas o IEFP, continua a recusar isso porque iria contra os interesses dos autocráticos dirigentes.

3º A Formação - a formação deforma o que já se sabe, e só o quem já se sabe consegue fazer evoluir. Formar é deformar, é retirar, não é evoluir, é adestrar. Ninguem precisa de ser formado para nada, basta exercer o que já se sabe. Só os politicos querem ser formados e formar outros para obedeceram ás suas tiranicas mais valias intelectuais. Por isso Chavez faz programas de 8 horas na televisão venezuelana para formar os venezuelanos.
Graças a Deus livrei-me a tempo e livrei outros do IEFP e da Formação.

4º O Profissional - tudo o que se faz na vida de significativo é por amor, isso é o significado de ser amador, aquele que ama. O amador, aquele que ama, nunca é profissional. Porque quem ama não precisa de rótulos, reconhecimento, nem respeito. o amor é o escudo que afasta qualquer critica ou seta social. Amar é para sempre, não se vive - é impossivel viver sem amar - nem que seja á distância - normalmente numa sociedade subjugada é, mas não na minha - mas o maior amor é pelo proximo e o próximo és tu, "Your inner self" como dizem os ingleses, porque amar o vizinho é amar-se a si mesmo. O vizinho não é o tipo que habita ao lado, é o teu coração. Amar é devolver-se-te a energia.
Ser profissional é ter esquecido quem se é na realidade e passar a ser um sonho de outrem, normalmente um politico tirano ou um dirigente do IEFP com aspirações a sub-secretário de estado. Ou outro idiota qualquer que continuamente não tem gosto por roupa nem pela escrita ou qualquer noção estética acerca da vida.

O IEFP deu um péssimo e nulo contributo á população portuguesa, mas deu um excelente apoio aos governos e ao estado.
Como o estado não se confunde com a população portuguesa, qualquer manobra do estado tende a cair redonda no fracasso.
O proprio mito do desemprego e do trabalho criado por vitimas obscuras, não é real nem sequer é mensurável pelo Instituto de estatística - eu sou sociólogo e sei que o Instituo de Estatística é maioritariamente uma fraude ao serviço do controle da população e não ao serviço da sua emancipação da população.
O "desemprego" de que tanto falam releva de uma obvia observação: o emprego é totalmente desnecessário para se viver uma vida digna e efectiva.
Estar-se empregado, como a palavra revela é estar-se dependente, cadastrado, no prego, á rasca.
A Microsoft foi criada por gente no desemprego. O Google também. A maior parte das empresas de sucesso foram criadas por gente ociosa. Picasso não pintava durante meses. E não fazia nada. Nem se interessava em ir a uma exposição. Beckett, o melhor escritor de sempre esteve anos sem escrever uma linha e dedicando-se apenas em ver jogos de futebol.
Os haikus japoneses - a mais bela poesia de sempre - era paga por imperadores que diziam aos poetas para não fazerem nada apenas escreverem dois versos por ano. E isso era suficiente.
Numa sociedade atávica dependente do trabalho, e fugindo á dor de não se saber quem se é, a "actividade" - ou depressão - constitui um meio de obediência politica ao opressor e ao tirano.
Produz-se demasiado nas sociedades ocidentais. Há demasiado emprego - logo obediência - nas sociedades fugidias que são as ocidentais. Há demasiados artefactos, demasiadas distracções. demasiados objectos. Demasiado emprego.

O IEFP é uma consequência da generalizada parca formação em ciências sociais, quando se deu mais importãncia á praxis politica do que á sociologia politica.
Não é por acaso que colegas meus, baixaria em desempenho sociológico, foram obedientemente aceites no IEFP, onde mais ninguem quer ir.


NOTA: Eu não não me interesso pelo ICS nem pelo ISCTE (onde estudei). Acho que são grémios de gente inutil e dependente do estado que intelectualmente negam, para um dia serem o poder que não são. Não arriscam, nem falham, por isso nunca saberão o que é falhar ou ter sucesso, são gente mental, inutil que os portugueses não deviam pagar.
São os sociólogos dos institutos os verdadeiros tiranos em Portugal, os tais que te falam em verdade mas que te mandam calar quando lhes investigas a vida. Os que te falam em liberdade mas os primeiros a controlarem-te.
Por mim já disse, como sociólogo investigo os alunos e professores da faculdade de Psicologia e investigo alunos e professores de Sociologia - esse é o meu campo de trabalho.
E já verifiquei que a maior parte deles são tiranos com aspirações dominadoras.
E tenho provas.
Não respeito Vilaverde Cabral nem nenhum outro sociólogo que não tenha dado a Portugal um contributo de risco. Vilaverde é para mim o mais atávico dos funcionários, o paradigma da nulidade encostada. Critica e sádica. Sem sexo. àrida Vilaverde é a personagem mais +arida que eu já conheci logo a seguir a Sedas Nunes.

Nenhum comentário: