quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O regresso do pensamento Dual

O tribalismo do papá e da mamá

Verifico que na Suiça as mulheres ultrapassaram a paridade na representação governativa.
Motivo para regozijo. Obviamaente. E na verdade em nenhuma outra democracia quase não existe paridade.
Em verdade em nenhuma outra democracia isso aconteceu tão rápido.
O que é trágico. Para a democracia. E para a paridade.
O problema das sociedades actuais é basearem-se ainda no patriarcado - fomentado pela biblia pelo o corão, o ghitta - o que acba por criar um ressentimento feminino face ao dominio másculo. Na verdade, tudo isto são ficções idiotas. Fomentadas atrás da cortina pelo matriacado que quer ver o seu poder em manutenção de uma maneira subreptícia.
Laurie Anderson não me comove.
Quem realmente está por detrás da cortina numa sociedade patriacal é a sociedade matriacal.

Não é por acaso que saem cada vez mais livros de "mulheres vitimas" - vitimas de abuso sexual, esturpo, rapto, violência domestica - as mulhers constituram-se na maior fraude cultural de sempre usando o seu estatuto de vitimas para se lhes chamar a atenção.

Primeiro, as mulheres perderam a sua capacidade de emancipação em favor de um poder sub-cultural que lhes dá um estatuto social superior ao dos alegados predadores - maioritariamente os homens, mas tambem filhos e parentes.

A sociedade matriacal e a sociedade patriacal são ambas formas de uma sociedade primitiva que se vêm distintas por genero. São o resultado de uma cultura da separação.
Não a realidade, mas são confrontos que resultam em crises e regulações socias tal como a alegada crise em que hoje vivemos.

O elogio da separação está a tornar os viventes loucos se não souberem que o pai e mãe são os principais comediantes. E os unicos de quem se podem rir á brava.



Nenhum comentário: