quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nuno Markl sem setas

Markl representa muito bem uma sociedade religiosa, a geração de bóbós, mas que diz que o não é.
A maior parte da sociedade portuguesas obedece a valores religiosos. A maior parte da sociedade portuguesa obedece, a alguma coisa, a alguém, uma ideia. Markl representa a obediência.

Nuno Markl parece estar a criar uma sociedade independente, desobediente, mas obedece aos icones que respeita. Markl Não é independente de nada, nem deixa ser. Exige respeito obediencia, atavismo, é Salazar na versão Pop. Como um filho unico que despreza Francisco de Assis.
Parece que Nuno Markl se quer agarrar a alguma coisa, numa sociedade em que não ha nada nem alguem a que se agarrar.
Nuno foi um dos principais arqueiros, um dos que atirou mais setas ao que odeia, exercitou tanto o seu ódio que agora as setas que atirou vem ter com ele.
Isto acontece numa sociedade que não suporta o nascimento como unica evidencia social. Markl acha que é cultura inteligenncia por oposição ao surf. Não é. Markl é apenas um produto. O produto de uma classe media baseada em valores de pacote como a inteligencia o desporto e a saude.
Que acha que a educação é uma mais valia e uma conta bancária, uma forma de emancipação.
Não é.
A maior parte da gente que eu conheço, não tem ambas as coisas: educação e inteligencia - e nem sequer nasceu. Mas pensa que sim, até tem um nome de familia e tudo.
O pior de tudo isto é que Nuno Markl e essa geração de bóbós tipo Fernado Alvim que andam para aí a tentar criar e gerar um novo jardim infantil português julga que pode manter os mesmos erros que tiveram no passado, dar motivos de apendice ás novas gerações. Rindo-se do que não conseguem criar: emancipação.
Nuno Markl e Alvim pensa que só pode crescer se diminuir os seus colegas de geração. Não pode. Nuno Markl só pode crescer se ousar fazer crescer os seus amigos de geração. Por isso Nuno Markl e todas as paulinhas que eu conheço nunca cresceram.
Nuno Markl é apenas uma paulinha. Um atávico desportista inutil sem ousadia, um atávico intelectual concentrado no estilo. Dos outros.
Nuno Markl nunca passará das setas que atira, nem Alvim, o problema é que eles não são problema nenhum, apenas uma intelectualidade "jovem", falsamente "Irreverente" e inútil.
Produtos de um país debil, inculcado e ideológico, que se levanta cedo para o trabalho não por gosto mas por moralidade.
Markl e Alvim são o pior de Portugal, Temos de os aturar?
Nunca serão Cesariny nem Pinharanda.

Nenhum comentário: