segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Home return

Ao fim de anos de materialismo, começa a haver um movimento mesmo dentro das ciências universitárias, densas, a um reterno a deus.
O que é o regresso a deus?

Não é mais do que a imponderabilidade colocada em evidência, a abdicação do controle. A imprevisibilidade ao rubro.
O regresso a deus não é um regresso ás religiões. É a sua superação.
Deus não tem nada a ver com religião. Nem igreja nem com a parca ciência. Nem com familia ou estado. Deus é a materia invisivel que permite que os humanos construam inocentemente estas abstracções para seu conforto.
Porque deus, como dizia Oscar Wilde, não está nas igrejas - embora por mim ele sejá tão omniporesente QUE ATÉ está nas igrejas.
Einstein, o desnecessário genio, dizia que pensar como deus era o seu objectivo. Eu não conheço ninguem que alguma vez tenha pensado senão como deus porque o que deus faz é que toda a gente pense como pense sem qualquer juízo. E é isso que faz deus e as pessoas livres.
A questão está em saber se se pensa por si ou pelos pensamentos de outrem.
Einstein pensava pelos pensamentos de outrem - a universidade, por isso mesmo evidenciar soluções universalistas não conseguiu controlá-las para aquilo em que se tornou a Bomba atómica.
A história ocidental só conhece um genio que controlou os seus pensamentos - Leonardo da Vinci. Todos os outros foram menores. Mesmo os monges dos mosteiros, genios em todas revolulções - agricola e industrial - acabaram como lacaios do papado do Vaticano.

O regresso a deus não significa nenhum movimento ressentido, mas um um regresso á origem da intenção. porque não interessa mais os instrumentos mas a maneira como se os usa.
Um jogo de video pode ser criado para educar crianças no Nepal ou para matar gente no Afeganistão. O instrumento é o mesmo a intenção uma opção. Uma canção pode ser um hino á liberdade ou um incitamento á matança como no Ruanda.

O regresso a deus cada vez mais incitado é um regresso á decisão de quem realmente somos e de quem queremos ser. Não uma fatalidade cientifica, uma moda televsiva ou uma agenda mediática.
O regresso a deus não obedece a programas politicos ou partidários.

O regresso a deus nunca aconteceu nem nunca acontecerá, porque é a unica coisa que está ser colocada diante de nós a todo o momento.
Basta que o aceitemos ver. Deus.
E uns aos outros.
Com amor.
E sem barreiras.
Sem muros, nem murros.
Re...conhecer. Voltar a conhecer.

Nenhum comentário: