sábado, 23 de outubro de 2010

Wayne Dyer com o TAO

Há quem diga que Cristo até o seu aparecdimento esteve na India e na China onde adquiriu o pensamento que inauguraria o que se chama o pensamento cristão.
Não acredito.
Com uma nova obra, «Change Your Thoughts - Change Your Life: Living the Wisdom of the Tao», Wayne Dyer pretende demonstrar a universalidade do pensamento de Cristo.

O que cristo fez foi ouvir-se. Ouvir o seu interior, coisa que hoje quase nem as religiões evangelicas permitem tanto que se apoiam na biblia. O que Tao fez foi ouvir-se.
O que os grandes mestres fizeram foi desligar o pensamento tribal, familiar ou parental para se devolverem a si mesmos.
O que muitos mestres hoje incógnitos que caminham entre nós fazem é isso: alguns desses mestres manifestam-se - nas artes, desporto, politica, ciência, religião - outros não, são mais reservados, manifestam-se em coisas simples como uma carta no correio, um gentileza no metro, um simples arroz de tomate, uma boleia ou estacionamento repentinamente facultado, ou uma simples provocação.
Também há a baixa consciência, aquilo a que se chamam os perseguidores, aqueles que normalmente se dizem amigos, mas raramente se portam como tal. Habitualmente tem alvos sociais.
Mesmos no meio cristão o comportamento tribal é tão forte que raramente conseguem agir como cristo - um dia, á entrada de uma sessão evangelica assisti a um pequeno grupo de crianças em idade pré-escolar a acusarem um miudo por não se lavar dizendo que era o "diabo" que o estava a manietar; a linguagem "diabo" veio da consciencia tribal dos evangelistas, cristo nunca usou a palavra "diabo" em nenhuma circunstãncia, mas sabia que tal se referia á consciência de separação.
Cristo, não é apenas o nome de Jesus, o Cristo. Cristo é simplesmente a mais elevada tomada de consciência. A consciência do todo: pai filho e espirito santo, ou pensamento palavra e acção. Corpo alma e mente.
Um unico ser a que se chama deus que se manifesta energeticamente através de anjos, quer os anjos se chamem, sabedoria, luz, amor ou prosperidade. Dependendo da conexão que cada alma constroi com o altissimo em cada momento da sua pré-preparada vida neste planeta.
Wayne Dyer demonstra que os ensinamentos do Tao não são mais do que os ensinamentos da natureza que se quer propagar. Tao foi um sabio que na China usou a natureza para ensinar as populaçãoes acerca de como observar a vida e negar a densidade da aniquilação e da guerra em que a china estava e está constantemente mergulhada.
Cristo fez o mesmo: "olhai os lirios do campo", e " olhai os passaros, eles não acumulam e no entanto vivem".
A natureza é o unico plano de deus, deus imbuíu-nos de natureza não de cultura, não de frigorífico. Deus deu-nos tudo, os diospiros e a laranjaas aparecem no inverno orque são os frutos que melhor combatem o frio, com a sua vitamina C. A maçâ aparece no verão porque limpa as veias do excesso hormonal. A natureza funciona perfeitamente, sem adicções nem artificialidades.
Mas hoje estamos a criar um mundo não aceitável em que é moda comer peixe ou ser vegetariano, mas não se observa o que significa comer peixe ou vegetais. Ser vetariano é apenas mais um discurso tribal de separação, de negação da natureza não nenhuma sueprioridade nutritiva - pelo contrario, é uma manifestação da debilidade da natureza.
A saúde, termo tão em voga no planeta ocidental tem sido a causa de maiores dissabores psicologicos intelectuais e fisicos que jamais se conheceu. Como se toda a gente se concentrasse na saude do corpo quando é a alma que lidera tudo. Inclusive o corpo, ou qualquer outro conceito.
A saúde na china não é a mesma que no ocidente. Nem ninguem precisa que a saude da china ou do islão seja a mesma do ocidente.
Vive-se um mundo parco em abstracção, tão concentrado no mito da sobrevivência e da forma que já nem quem é formado em ciência se lembra de fazer o que gosta, mas obedecer. Obedecer, obedecer, obedecer.
Alguns ateus dizem que tudo o que a sociedade ocidental contemporãnea propôe é obediência, só que eles falharam no alvo, esqueceram-se que obedecer á natureza é aunica coisa que a obediência faz, sem desdem, mentiras nem salário.

Wayne Dyer, é um sábio.
É o unico homem que alegadamente é tão rico financeiramente que quer pôr fim ao fluxo de dinheiro que lhe entra no cofres. E é verdade.
Só para terem um exemplo, um dia Wayne Dyer doou, num só dia toda a sua fortuna não ficando nem calçado. Doou tudo, tudinho, carros, casa, empresa, moveis propriedades, haveres, roupa. Querem saber mais? Ainda está hoje mais rico. Porque como ele diz, não consegue travar o fluxo de riqueza material e espiritual que lhe entra na vida. Faz parte de toda uma energia que criou no passado que agora vem ter com ele, mais tarde ou mais cedo vem ter com ele. E nunca teve de se portar bem. Aliás nunca se portou bem.

Para quem gosta de Cristo e de Deus este livro é uma oportunidade, ainda não o li mas assim que possa garanto que falarei acerca dele.

Nenhum comentário: